terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PROGNÓSTICO E TRATAMENTO

O prognóstico depende da localização da curvatura, de sua gravidade e de quando começaram os sintomas. Quanto mais grave a curvatura, maior a probabilidade de piora do quadro.
Metade das crianças com escoliose perceptível devem ser tratadas ou acompanhadas rigorosamente por um médico. O tratamento imediato pode evitar uma maior deformidade.
Habitualmente, a criança com escoliose é tratada por médico ortopedista. A criança pode usar uma colete ou um aparelho gessado para manter a coluna vertebral reta.
Algumas vezes, o médico realiza uma estimulação elétrica da coluna vertebral, através de pequenas correntes elétricas aplicadas nos músculos espinhais que induzem a coluna vertebral a permanecer reta. Algumas vezes, é necessária a realização de uma cirurgia, na qual as vértebras são fundidas. Uma haste metálica pode ser inserida durante a cirurgia para manter a espinha reta até ocorrer a fusão das vértebras.
A escoliose e seu tratamento podem causar problemas psicológicos, colocando em risco a auto-imagem do adolescente.
O uso de um colete ou de um aparelho gessado pode preocupar o adolescente por fazê-lo sentir-se diferente e a hospitalização e a cirurgia podem ameaçar a sua independência.
No entanto, renunciar a essas soluções poderia acarretar uma deformidade evidente e permanente. O aconselhamento e o apoio podem ser úteis.


Fonte  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escoliose/

Nenhum comentário:

Postar um comentário